Offline
Estatuto Editorial

Estatuto Editorial Rádio JIM Online – Jovens em Missão

1.      A Rádio JIM Online – Jovens em Missão é uma estação de rádio exclusivamente online sem fins lucrativos com emissão própria durante 24 horas que será transmitida através do site www.radio.jim.pt.

2.     A Rádio JIM Online – Jovens em Missão é de inspiração cristã, jovem e missionária, sendo pertença da pastoral vocacional juvenil dos Missionários Combonianos, promovendo os valores da paz, da justiça, da solidariedade e do respeito pelo ambiente e os direitos fundamentais da pessoa.

3.     A Rádio JIM Online – Jovens em Missão, mesmo sendo de inspiração cristã e católica, tem ainda como referências os princípios da Liberdade, Isenção e Pluralismo sem qualquer dependência de ordem ideológica, política, religiosa e/ou económica (art.º 16, n.º1), comprometendo-se a respeitar os direitos dos ouvintes, a ética profissional e, nos casos aplicáveis, os princípios deontológicos do jornalismo e de todos os voluntários que a fazem (art.º 34, n.º 1).

4.     A Rádio JIM Online – Jovens em Missão é uma rádio de proximidade difundido sobre o espaço público da internet com recurso a Página Web, aplicações para dispositivos móveis e sites agregadores de rádios.

5.     A Rádio JIM Online – Jovens em Missão através da sua programação diária, não tendo componente informativa, quer dar a conhecer os problemas mundiais (sociais, eclesiais, económicos e políticos), especialmente os dos países em desenvolvimento, dando conta do trabalho desenvolvido pelos missionários portugueses espalhados pelo mundo e alimentar a vocação histórica universalista e solidária.

6.     A Rádio JIM Online – Jovens em Missão, sendo uma rádio jovem e missionária promove a importância dos jovens na transformação num mundo mais solidário e missionário, para os que a escutam além-fronteiras, sendo um veículo de divulgação dos trabalhos e iniciativas desenvolvidos aqui, fomentando a preservação e o desenvolvimento da língua e da cultura portuguesas no seu encontro com outras culturas.

7.     A Rádio JIM Online – Jovens em Missão divulga conteúdos da “Editorial Além Mar” dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus, promovendo parte das suas informações.

8.     A Rádio JIM Online – Jovens em Missão está disponível para divulgar e promover eventos religiosos, sociais, acontecimentos culturais e outras iniciativas de interesse aos seus ouvintes.

9.     A Rádio JIM Online – Jovens em Missão fomenta e prestigia a interactividade com os seus ouvintes.

10.   A Rádio JIM Online – Jovens em Missão promoverá sempre a defesa e a difusão da língua e cultura portuguesas e a música de autores portugueses, a defesa do património Cultural e Ambiental do Pais.

11.    A Rádio JIM Online – Jovens em Missão compromete-se a respeitar na sua programação radiofónica a dignidade da pessoa humana e os direitos, liberdades e garantias fundamentais, não difundindo ou incitando ao ódio racial, religioso, político ou gerado pela cor, origem étnica ou nacional, pelo sexo, pela orientação sexual ou pela deficiência em cumprimento do artº 30.º, n.º 1 e 2, ex vi art.º 84.ª da Lei da Rádio.

12.   A Rádio JIM Online – Jovens em Missão compromete-se bem como todos os seus colaboradores de rádio a garantir, na sua programação (…) a observância de uma ética de antena que assegura o respeito pela dignidade da pessoa humana, pelos direitos fundamentais e demais valores constitucionais, em especial o desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes, de acordo com o disposto no art.º 32, n.º1, ex vi art.º 84 da Lei da Rádio.

13.   O presente Estatuto Editorial dos serviços de programas radiofónicos está disponível ao público em geral no site oficial da Rádio JIM Online – Jovens em Missão (http://radio.jim.pt).