Offline
Campo de trabalho com imigrantes
12/04/2023 14:54 em Novidades

Redescobre-te na fraternidade foi o tema do campo de trabalho com imigrantes que aconteceu de 3 a 6 de abril, nas Caldas da Rainha.

Quilómetros e quilómetros de terreno e de estufas de flores e plantas são o trabalho diário de muitos dos imigrantes que chegam ao nosso país em busca de uma vida melhor. Uns vêm com o sonho de estudar, outros de ter um trabalho digno. Os jovens imigrantes com quem mais contactamos ao longo desta atividade são da Guiné. Trouxeram na bagagem o sonho de estudar e nos pés a vontade de ir mais além. Contaram-nos que, pelo menos, 3 vezes por semana no final do trabalho têm aulas de cursos de informática. Pode parecer fácil, porque muitos de nós também estuda e trabalha, mas a verdade é que estes jovens estão num país onde não conhecem ninguém, longe da sua família, dos seus amigos, do seu lar.

Nós estivemos 1 dia e meio nas estufas a tirar ervas e urtigas da batata doce para que esta vingue. Estes jovens trabalham diariamente dentro destas estufas, expostos ao calor e ao frio. No final do trabalho, saem em busca do sonho…estudar e ter uma vida melhor.

Muitos dos imigrantes que trabalham na agricultura em Portugal não têm ou não conseguem ter uma vida digna, quer pelas políticas do sistema, quer pelas políticas laborais. Esta empresa de flores e plantas que nos recebeu e que nos permitiu realizar esta experiência de proximidade com o dia a dia dos imigrantes, esforça-se para proporcionar uma vida digna a todos. Além dos colaboradores portugueses, esta empresa tem também como colaboradores jovens com deficiência e imigrantes. Acima de tudo, acreditam na inclusão e lutam pela dignidade não só no trabalho, mas na vida.

Ouve, em podcast, o testemunho dos participantes nesta experiência disponível aqui.

COMENTÁRIOS